Quando a pressão de água é insuficiente, instalar um sistema de pressurização é uma ótima alternativa e a linha Esybox é a melhor opção!



(Eduardo Secco – Treinamento FAMAC)


Quando a pressão da água em redes de abastecimento não é suficiente, como por vezes acontece em residências, prédios, hotéis, condomínios, indústrias e sistemas de irrigação, instalar um sistema de pressurização é uma excelente alternativa. Ao passo que explicarmos como funcionam, vamos mostrar que a linha de pressurizadores Esybox é a melhor opção.


Primeiramente, vamos a uma explicação. Um sistema de pressurização de água é um conjunto de equipamentos projetados para aumentar a pressão da água em uma rede hidráulica. Antes de tudo, precisamos explicar que esses sistemas são compostos por diversos componentes.



Componentes


A bomba, claro, é o componente principal do sistema de pressurização, responsável por aumentar a pressão da água antes de distribuí-la pela rede hidráulica.


Juntamente com ela, outro item importante é o controlador de pressão. Utilizado para monitorar e controlar a pressão da água na rede hidráulica, garante que ela permaneça dentro dos limites seguros.


Igualmente importante é o reservatório que irá armazena a água pressurizada para uso posterior.


Além desses componentes, o sistema de pressurização de água pode incluir outras peças, como filtros, manômetros, dispositivos de segurança etc., dependendo das necessidades específicas de cada aplicação.


Primordialmente, existem duas alternativas de sistemas de pressurização: os de pressão variável on-off e os de pressão constante.  Vem conosco saber um pouco mais sobre cada um deles.



Sistema de Pressão Variável On-Off


Nessa solução a motobomba trabalha sempre em 100% de sua capacidade quando acionada. Nesse sentido, compõem esse sistema:

  • Bomba, podendo ser utilizado qualquer tipo de bomba, porém as mais comuns são as centrifugas de superfície (horizontais ou verticais, mono ou multiestágio).
  • Conexões hidráulicas.
  • Válvula de retenção, que evita a volta da água já bombeada, em suma protegendo a bomba contra rotações invertidas.
  • Tanque de expansão, que aumenta a elasticidade do sistema, protegendo a bomba sobretudo contra o golpe de aríete.
  • Dispositivo de acionamento e desligamento.

Como dispositivo de acionamento/desligamento existem duas alternativas:

  • Pressostato mecânico: detecta a pressão da água na rede hidráulica através de uma mola. Essa mola é calibrada na fábrica para ligar a bomba quando a pressão atingir um valor mínimo e desligar a bomba quando a pressão atingir um valor máximo.
  • Controlador automático: também denominado pressostato eletrônico, aciona a bomba quando a pressão detectada pelo sensor eletrônico integrado atinge o valor mínimo determinado. Desliga a bomba quando detectada a ausência de fluxo, protegendo a bomba contra o trabalho a seco, desligando-a em caso de falta de água.


Sistema de Pressão Constante


Diferentemente do on-off em que a bomba trabalha sempre no máximo de sua capacidade, em um sistema de pressão constante a bomba opera proporcionalmente à demanda, regulando as rotações do motor para manter a pressão da rede constante.


Essa solução é composta pelos mesmos elementos do sistema on-off, sendo o dispositivo de acionamento um controlador automático associado a um componente fundamental: o inversor de frequência.


O inversor de frequência detecta a pressão da água na rede por meio de um transdutor de pressão. Em suma, com base na informação recebida, aumenta ou diminui a velocidade da bomba conforme o consumo de água na rede, mantendo assim a pressão configurada sempre constante, gerando economia de água e energia.


A integração e gestão de todos os elementos desse sistema podem ser feitas por um painel de controle externo ou por uma placa eletrônica. Diferentemente dos sistemas de pressão constante convencionais, nos mais modernos esses elementos são projetados, desenvolvidos e integrados em um único equipamento, em versão de superfície ou submersível.


Na figura 1 é possível visualizar na parte superior um sistema de pressão constante convencional e na parte inferior um mais moderno.

Praticidade e economia de espaço com a adoção de pressurizadores integrados, como é o caso do Esybox Max.
Figura 1 – Praticidade e economia de espaço com a adoção de pressurizadores integrados Esybox Max

Em caso de alta demanda de água, como em condomínios, hotéis e hospitais, por exemplo, pode ser necessário utilizar um grupo de duas ou mais bombas instaladas conjuntamente em paralelo, garantindo assim, o abastecimento. Nesses casos, se torna ainda mais importante a gestão centralizada dos vários elementos do sistema, apresentando-se a necessidade de comunicação entre as múltiplas bombas.



Linha de Pressurizadores Esybox


A FAMAC trouxe para o mercado brasileiro a linha de pressurizadores ESYBOX da DAB Pumps, desenvolvida especialmente para pressurizar a rede de abastecimento de água de residências, prédios, hotéis e condomínios, podendo também ser usada em indústrias e irrigações.


Compõem a linha o ESYBOX, o ESYBOX Mini, o ESYBOX Max e o ESYBOX Diver. Todos utilizam componentes de alta tecnologia e eficiência, o que proporciona pressão constante, além de economia de energia e água.


Acima de tudo, quem opta por esses equipamentos só encontra vantagens. Quer ver?



Diferenciais da linha de pressurizadores Esybox


A linha de pressurizadores ESYBOX possui certificados de potabilidade da água, atestando que a água que sai do equipamento tem a mesma qualidade da água que entra, ou seja, ela não é contaminada pelo equipamento. Portanto, isso o torna adequado para uso com água potável em qualquer aplicação.


Todos os equipamentos da linha contam com as devidas proteções de segurança para garantir que a bomba se proteja em situações como funcionamento a seco, baixas temperaturas (anticongelamento), picos de voltagem, anticiclo, entre outros.


Os produtos da linha ESYBOX são muito silenciosos (45dB em uso normal) devido à refrigeração do motor à água, aos pés antivibratórios e a eletrônica de ponta. Essa refrigeração do motor permite a instalação em espaços fechados como armários ou caixas, que não possuam muita troca de ar.


Tem dupla entrada de sucção e dupla saída de impulsão permitindo a instalação vertical, horizontal ou com suporte na parede, economizando ainda mais espaço. Portanto, graças ao seu tamanho compacto, a instalação é possível em locais de espaço reduzido.


O sistema Wi-Fi permite integrar mais de um ESYBOX em uma mesma instalação, permitindo o agrupamento de até 4 equipamentos instalados em paralelo. Todos os parâmetros operacionais são exibidos no display LCD, o que facilita a visualização e o ajuste de diferentes configurações de acordo com a demanda.


Nesse sentido, informamos que já temos equipamentos da linha de pressurizadores ESYBOX instalados em residências, condomínios, hotéis, parques de diversão, em indústrias e em diferentes aplicações no agro.


Definitivamente ter um sistema que garante o seu conforto em casa, edifício ou indústria, nunca foi tão fácil!


Quer saber mais? Entre em contato com nosso time de especialistas aqui na fábrica ou com um de nossos representantes que lhe apresentamos essa solução perfeita!

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos lhe ajudar?