Apesar dos nomes parecidos – praticamente sinônimos, há diferenças significativas em suas estruturas e utilização.



(Glauco Cisz – Engenharia e Vendas)


Não é de hoje que a questão do abastecimento de água é um problema bastante comum em diversas regiões brasileiras. A falta de água para realizar atividades essenciais como a geração de energia e o saneamento básico agravam significativamente a economia e também a rotina das famílias brasileiras.


Esse problema se dá principalmente pelos grandes períodos de seca e estiagem, que acarretam em baixos (e preocupantes!) níveis nos reservatórios, como você já deve ter ouvido em algum momento nesses últimos tempos.


E o que dizer das atividades industriais que precisam de água para garantir sua produção? Está certo que vem sendo realizados estudos e já aplicadas diversas soluções para diminuição do uso de tal recurso natural, porém a água é ainda um bem essencial para grande parte dos sistemas de manufatura.


Já para alguns produtores rurais, essa dependência do abastecimento de água se agrava ainda mais, pois em muitos casos as áreas produtivas encontram-se longe da rede de distribuição. Nesses casos precisam criar poços e açudes artificiais para implantar seus sistemas de irrigação.


É aí que entram os projetistas e fabricantes de motobombas, que seguem desenvolvendo modelos cada vez mais específicos e dedicados para as diversas aplicação e demandas que requeiram a movimentação de líquidos, em uma busca contínua por modelos mais eficientes para atender determinadas necessidades.


Nessa linha, um assunto que costuma causar dúvidas e discussões quando tratamos de motobombas que ficam imersas no líquido bombeado é sobre os modelos submersos e submersíveis.


O que você acha? Será que os dois tratam do mesmo equipamento ou de fato itens distintos? Pode ficar tranquilo que vamos explicar isso agora pra você!


Em uma visão mais geral, esses dois termos são usados como sinônimos. De acordo com o dicionário Priberam (http://dicionario.priberam.org):

  • Submersível: que pode submergir; ir para o fundo; ocultar-se na água.
  • Submerso: que está totalmente coberto de água ou de outro líquido; imerso, mergulhado, submergido.

Porém, essas duas nomenclaturas bem parecidas acabam sendo usadas na área de bombeamento para aplicações distintas e é por isso que essa dúvida sobre a diferença entre bomba submersa e bomba submersível acaba sendo bastante comum.


Como então saber qual “tipo” usar em cada situação? Pra sanar essa e outras dúvidas que você possa ter sobre o assunto, vamos detalhar aqui as principais características de cada uma delas.


Chamamos de bomba submersa um modelo bastante especifico de motobombas, projetadas para bombear água limpa de grandes profundidades como poços artesianos e outras estruturas subterrâneas. Como o próprio nome indica, é um equipamento que trabalha imerso na água. É um equipamento compacto utilizado com frequência no abastecimento de cisternas e caixas d’água e também para irrigação.


Também chamadas de bomba caneta ou palito, devido ao seu formato fino e comprido, você pode encontrá-las em diversas configurações de potência, vazão ou pressão. A principal objeção ao uso desses equipamentos vem a ser o líquido bombeado, devendo ser necessariamente água limpa, já que a presença de impurezas e partículas sólidas pode danificar o equipamento.


Já as bombas submersíveis são equipamentos projetados para bombear líquidos com os mais diversos tipos de impurezas e contaminantes, como água suja ou esgotos sem tratamento, com partículas sólidas dos mais variados tamanhos e composições. São equipamentos robustos, muito utilizados em estações de tratamento de água e esgoto, condomínios, hospitais, cozinhas industriais, frigoríficos e abatedouros, assim como na indústria e na agricultura em geral.


As bombas submersíveis podem ainda ser equipadas com elementos trituradores instalados na sucção da carcaça (voluta), permitindo sua utilização em ambientes ainda mais adversos e sem comprometer sua vida útil.


E agora, ficou mais clara a diferença? Simples, porém muito relevante! Apesar de serem equipamentos bastante parecidos em seu modo de instalação e de nomes também semelhantes, as bombas submersas e as submersíveis são projetadas e implementadas para atender necessidades e projetos distintos.  


Mas atenção: muito mais do que conhecer a diferença entre os modelos de bombas e motobombas, é preciso estar atento às especificações, ao range de alcance de pressão e vazão e, mais importante de tudo, na confiabilidade do produto e de seu fabricante. Nesse caso, você já sabe: a FAMAC é a escolha certa!


Nos vemos em breve!

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos lhe ajudar?